sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ser ou não ser

Quem nunca se perguntou o que vai ser quando crescer, ou o que o futuro reserva pra você? Quem nunca fez planos ou brincou de gente grande? Quem nunca se indagou os varios por quês da vida? Bem, eu já fiz tudo isso.

Quando eu era pequena eu queria ser professora, porque eu adorava o jeito como eles pareciam tão espertos e sempre sabiam responder o que perguntávamos. Depois de um tempo vi que não me encaixava nessa profissão e decidi ser arqueóloga, depois percebi que não tinha muito lugar pra essa profissão e eu iria demorar muito para me instalar nessa área então decidi fazer direito como meus pai e irmão e por enquanto ainda estou nessa opção. Mas quem garante que até o fim do 3º ano eu não mude de idéia?

Os sonhos e expectativas variam de pessoa em pessoa, alguns querem ser astronautas, outros bombeiros, outros cantores. Tudo se modifica, tudo se constrói. É possível que no meio da faculdade eu decida fazer física quântica (ok, isso é impossível pra mim), mas o que quero realmente dizer é que não é pecado mudar de idéia sobre seu futuro, ou até mesmo não saber o que vai ser dele, mas sim o certo, pois as decisões que toma hoje acarretam e muito no amanhã. Por isso é melhor pensar bem antes de dar um grande passo.

Podemos mudar de opinião sobre varias coisas a todo o momento, podemos até mudar nossa personalidade, como de fato mudamos conforme crescemos, pois amadurecemos e aprendemos. Eu, como muitos, não sou mais a garotinha que fugia na pré escola, também não sou a capeta do ano passado, não sei se sou melhor ou pior, mas gosto do que estou me transformando e com isso vou chegando à conclusão de que sou nada mais, nada menos que uma metamorfose ambulante, sou errante e sou errada, mas também sou certa em certos momentos, pois a vida é assim e não tem outro jeito de passar por ela se não vivendo e, talvez, aprendendo.

Conforme vivo e conforme cresço eu aprendo e eu vejo. Sabe o que encontro? Pessoas muito mais velhas que não aprenderam com o tempo e que não conseguem ver o mundo se transformando a sua volta, mas vejo também aquelas que souberam viver e hoje podem dar lindos testemunhos. Vejo aqueles que descobriram grandes segredos e aqueles que não vêem um palmo a sua frente. Vejo preconceitos e barreiras superadas. Vejo um mundo misto e variado. Mundo do qual fazemos parte.

O mundo, como nós, não é perfeito, mas é importante aprender a viver nele e não se deixar abater por suas falhas e desafios e sim a superá-los. É importante tentar mudar o que está errado e melhorar o que já está certo, só assim podemos construir um lugar melhor para os que vierem depois de nós. É preciso ir à luta, ser forte e saber que pequenas ações podem e vão fazer muita diferença no futuro.

Por esses e outros motivos pense bem antes de responder a pergunta mais difícil:

“O que você quer ser quando crescer?”

"O tempo corre contra mim, sempre foi assim e sempre vai ser" [CPM22]

Um comentário: